Setec conclui projeto experimental de tratamento de água na comunidade de Anauerapucu

A Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) e a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) estiveram reunidas nesta quinta feira, 23/02, na comunidade de Anauerapucu, município de Santana, para avaliar o projeto de purificação de águas de rios (doce), através do uso de membranas de nano filtração, para atender a demanda por água potável na localidade.

O projeto, que faz parte de um convênio entre a Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), Setec e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi executado a partir da instalação do sistema de purificação de águas.

Instalado nas dependências da Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho, o sistema começou a funcionar em novembro de 2009, com capacidade de produção de aproximadamente 500 litros por hora, atendendo cerca de 106 famílias residentes na região. Na ocasião, o sistema de tratamento de água, avaliado positivamente pelos resultados apresentados em Anauerapucu, foi repassado à Caesa, que irá gerenciar o projeto em torno da comunidade.

De acordo com o diretor operacional da Caesa, Carlos Antônio Almeida, a partir da avaliação será possível fazer um levantamento sobre a estrutura local para ampliar o sistema de distribuição de água.

Para o secretário da Setec, Antônio Claúdio, a conclusão experimental do projeto obteve bons resultados em seu funcionamento.

Lidiane Nunes/Setec

Comentários