Paulo Rodrigues vai perfumar a Ivaldo Veras como carnavalesco da Império do Povo

A Associação Recreativa Escola de Samba Império do Povo vem de Santana para fechar o primeiro desfile das escolas de samba do carnaval amapaense 2012. O enredo: “Perfume”.

Imiscuído no mundo real das essências, e levitando na quimérica sensação do cheiro, o carnavalesco da Império do Povo, Paulo Rodrigues, levará os espectadores da avenida Ivaldo Veras ao delírio ao transformar em realidade o sonho do glamour e da sensação que o perfume exala.

Paulo Rodrigues não é um Midas, mas decerto é um iluminado que traduz em beleza tudo o que toca, tudo o que faz. É como se a criatividade explodisse em miríades de realizações positivas boas para olhos, para a mente e principalmente para a alma.

Ao desenvolver o enredo Perfume, da Império do Povo, Paulo Rodrigues teve o cuidado de distribuí-lo em sínteses, fazendo uma miscigenação do cheiro como uma elaboração científica, e o sublime estonteamento que causa ao ser humano em níveis de bem-estar e estar bem.

Primeiramente, Paulo mostra o perfume em suas origens nas grandes civilizações da Antiguidade, com destaque para o Egito, terra de Cleópatra, a sedutora do imperador romano Júlio César e dos homens mais desejados na sua época.

Depois, o exímio carnavalesco aborda o apogeu do perfume, tendo a iluminada Paris como cenário no tempo do rei Luiz XIV com o seu extravagante hábito de tomar banho de perfume. Paulo também faz um passeio no Rio de Janeiro de 1808 com a rainha Carlota Joaquina ao lado do marido glutão e perfumado Dom João VI.

Por fim, fechando apoteoticamente o enredo, o admirável Paulo Rodrigues chega à Amazônia, o paraíso das essências sagradas, habitat dos cheiros mais exóticos do mundo.

Na Amazônia, o carnavalesco, como não poderia deixar de ser, dá uma pincelada nas extravagâncias feitas com as fragrâncias da região, ao ponto de muitos poderosos chegarem a escravizar o povo da floresta em busca das essências.

Paulo Rodrigues, que em 2010 deu um show na avenida do samba executando o enredo “Tainá – Olhos da Amazônia”, pela Império do Povo, no Carnaval 2012 reprisa o sucesso, na mesma escola, só que com Perfume.

Paulo é um autodidata abençoado por Deus. Nunca saiu do Amapá para aprender Carnaval lá fora. O que ele faz é puro, coisa nata, inexplicável. O artista tem paixão por tudo que faz, das artes plásticas ao esporte. 

No carnaval, o talento de Paulo Rodrigues como que se inebria com o gingado dos corpos, com o ritmo do samba, mas principalmente com a alegria, alegria que o Momo desperta.

Campeão várias vezes do Carnaval amapaense como carnavalesco das escolas Solidariedade, Piratas da Batucada, Emissários da Cegonha e Piratas Estilizados, Paulo explica que o que faz para mostrar na avenida é vender sonhos.

O artista fala desse jeito porque como ele próprio diz, enredo não é uma defesa de tese, um TCC, um trabalho científico. Enredo é acima de tudo uma peça artística, daí ser trabalhado com sensibilidade, ser abordado com um olhar diferente, um olhar onírico.

Comentários