Mira Rocha cobra gestão no Porto Hidroviário de Santana

Diante da necessidade de estruturação e do abandono das obras iniciadas pela Prefeitura de Santana (PMS), a deputada Mira Rocha (PTB) levou à votação na Assembleia Legislativa requerimento que solicita ao Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinf), a retomada das obras iniciadas no Porto Hidroviário de Santana. A parlamentar pede a conclusão e ampliação das instalações.

O Porto de Santana teve sua construção iniciada na década de 90 e tinha como principal objetivo atender ao fluxo de mercadorias e o trânsito dos viajantes marítimos. Com o passar dos anos, a frente do Rio Amazonas que banha a cidade de Santana passou a ser uma rota de encontros comerciais, exigindo assim um melhor gerenciamento e estruturação. A Companhia Docas de Santana é a responsável pelas questões legais no comércio marítimo, mas o restante da área que abrange a orla fica sob responsabilidade da PMS.

Para a deputada, essa é uma questão emergencial já que o Porto Hidroviário de Santana vem crescendo significativamente, sendo utilizado de forma desorganizada há anos. “Essa falta de estruturação afeta negativamente não só o comercial de pequeno porte, mas influi em questões sociais como o aumento da prostituição infantil, tráfico de drogas e violência”, disse.
“A entrada da cidade deve ser nosso cartão postal. Não basta a preocupação com o comércio legal através da Companhia Docas, a PMS precisa ter um olhar atencioso sobre o Porto Hidroviário, onde aportam a maioria de nossos barcos e navios em trânsito”, completou Mira.

“Com a intervenção do Estado é possível que as obras abandonadas possam ser retomadas. A partir da estruturação do porto, as políticas públicas para a sociedade que retira seu sustento do comércio, legal ou não, serão favorecidas e executadas”, conclui a parlamentar.

O requerimento foi votado em unanimidade pelos parlamentares. Após os trâmites na Assembleia Legislativa, a matéria segue para o conhecimento do Poder Executivo.

Comentários