Carnaval santanense recebe cobertura da imprensa francesa

Durante as noites de carnaval no município, jornalistas franceses visitarão o corredor da folia na avenida Santana. Visando mostrar as peculiaridades do nosso carnaval santanense, uma agência de comunicação e publicidade traz a Santana equipes do Journal France Guyane e TV Guyane Premiére. 

A empresa tem como proposta fazer a produção de releases eletrônicos para rádio e TV, cobertura e registro em formato publicitário para rádio, TV e jornal. O material será utilizado para promover o carnaval 2012 e 2013, além de dar cobertura para a imprensa internacional que estará presente no evento. Segundo a coordenação, foram montadas várias equipes que atuarão simultaneamente e em regime de revezamento em Macapá, Santana e nos municípios de Laranjal do Jari, Amapá e Oiapoque. 

Serão utilizados equipamentos sofisticados de alta definição e acessórios, tipo grua praticáveis para produção, um acervo de áudio, vídeo e fotos de altíssima qualidade para a Secretaria de Estado da Comunicação.

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) garantirá total apoio a coordenação do evento em Santana, com receptivos na área dos camarotes, disponibilizando tradutora bilíngüe. A instituição ainda promover pesquisa de demanda sobre o fluxo turístico no município.

A Festa
O carnaval em Santana ocorre em estilo micareta e carnaval de rua, mais de 10 Blocos são responsáveis pela folia. Sete representam a Liga dos Blocos de Micareta e Carnaval do Município de Santana (Liblomica) e três a Associação dos Blocos Independentes de Santana (Abisa). São eles: Faraó, Camapú, Uau, Nabalada, Porto Folia, Pororoca, Barulho, My Love, Tô de Boa e Liso dando Choque. 

Já os Blocos da Camisinha, Acerola, Piranhas, Blocos infantis e a tradicional Banda de Santana fazem o carnaval de rua. No intervalo de cada apresentação o trio da Associação de Músicos e Artistas Amapaenses (AMAPS) promete sacudir o público. 

A abertura do evento ocorreu com a presença de autoridades e o show da banda nacional Araketu. Nos dias 18,19, 20 e 21, as apresentações ficarão por conta dos blocos da Liblomica, AMAPS e blocos de rua. O encerramento da programação ocorre no sábado (25) com o show da banda Parangolé. A mesma atração arrastou uma multidão em 2011.

Os foliões brincarão em cerca um de quilometro e 300 metros de corredor da folia, dividido entre cem camarotes, áreas Vips, três praças de alimentação, 130 barracas de empreendedores, ambiente para imprensa, espaços alternativos e arquibancadas cobertas com capacidade para cinco mil pessoas.

Reportagem de Andreza Sanches (Jornal do Dia)

Comentários