Bloco das Piranhas: 35 anos de existência

Bloco faz parte do carnaval de rua do município desde o ano de 1977,
pela iniciativa de populares e funcionários da ICOMI

Na última terça-feira de carnaval (21/02) quem desfilou no Corredor da Folia em Santana. foi o Bloco das Piranhas. Conhecido pela irreverência e humor dos homens vestidos de mulher, o bloco completou este ano 35 anos de tradição carnavalesca no município. 

O Bloco das Piranhas, hoje Associação Carnavalesca e Cultural surgiu no dia 5 de fevereiro de 1977, quando era realizado pela Indústria e Comércio de Minérios (ICOMI), o evento ocorria todos os anos no Santana Esporte Clube com bailes infantis e carnavalescos voltados para os filhos e funcionários da empresa. 

Na oportunidade, os funcionários revolveram inovar para que a festa não encerrasse somente no Baile. Com esta intenção, a comunidade local, funcionários, em conjunto com amigos e seus filhos vestiam-se de mulheres e com suas mais irreverentes e criativas fantasias saiam de suas casas pelas ruas da tradicional Vila Amazonas em direção a festa no clube, foi então que a partir dessa manifestação popular surgiu o Bloco das Piranhas, alguns de seus militantes e pioneiros como Louro, Vico, Valdir, Codorna, Burica, Colo, Ribamar, Dedão, entre outros, já em 1978, criaram a primeira comissão organizadora do Bloco que contou com a participação de moradores Velho, Louro e Ribamar, desde então essa tradição ganhou espaço e faz parte de do legado cultural do município. 

De acordo com o atual presidente Fábio Moraes, também são realizadas várias atividades pela agremiação como Futebol a Fantasia entre Solteiros e Casados, desfiles das dondocas e outras brincadeiras carnavalescas, tudo com muita criatividade alegria e o bom humor. 

O novo projeto visa oportunizar e valorizar o carnaval de rua nas praças esportivas e dar oportunidade aos foliões de brincarem o carnaval das micaretas no contexto de um bloco popular que reuni todas as classes sociais num verdadeiro carnaval a fantasia no corredor da folia. 

Este ano, o Bloco das Piranhas entrou na avenida arrastando uma multidão de pessoas com um unico objetivo, contribuir com o carnaval popular do municipio. (Com Informações retiradas do Projeto do Bloco)

Andreza Sanches (Jornal do Dia)

Comentários