SANTANA TERÁ NOVA ESTAÇÃO DE ÁGUA AINDA ESTE SEMESTRE

Após conclusão das obras, Caesa acredita que produção de água
atenderá em dobro a demanda populacional de Santana
A exemplo de Macapá, onde o Governo do Amapá investe para solucionar a deficiência no sistema de abastecimento de água, também em Santana ocorre o mesmo. Segunda maior concentração populacional do Estado, a sede do município recebe investimentos da ordem de R$ 13,5 milhões em saneamento básico.

Por meio de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida do governo do Estado, a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) realiza a construção de uma nova estação de captação de água bruta, quatro estações de tratamento compactas, um reservatório de 2 mil metros cúbicos e a substituição da linha tronco entre as estações de captação e tratamento.

As quatro estações compactas irão produzir 400 mil metros cúbicos de água por hora, a mesma quantidade produzida pela estação atual. Após a conclusão das obras a Caesa terá, portanto, o dobro da quantidade de água tratada atualmente para atender os moradores de Santana.

Hoje, pouco mais de 50% dos moradores da cidade são atendidos pelo sistema de água tratada. Após a ampliação, esse percentual deverá subir para 90%, porém a meta do governo é ampliar ainda mais o sistema.

Em 2012 o Estado investirá mais R$ 39 milhões na construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) e ainda na segunda linha da adutora de água, na adutora para o bairro Paraíso, dois reservatórios apoiados e ampliação das elevatórias de água bruta e tratada. Após essas obras, o sistema terá condições de atender a população pelos próximos 20 a 30 anos.

Domiciano Gomes/Caesa

Comentários