ESCOLA BARROSO TOSTES PROMOVE COLAÇÃO DE GRAU DE TÉCNICOS EM INFORMÁTICA

Ao todo foram 60 novos profissionais técnicos em informática que estão
prontos para serem absorvidos e inseridos no mercado de trabalho

A Escola Estadual Barroso Tostes promoveu na última sexta-feira, 13/01, às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores de Santana (CMVS), a colação de grau dos formandos das turmas 421 e 431 do Ensino Médio Integrado Técnico em Informática.

O coordenador do certame, professor Elinaldo Meireles, explica que o curso teve uma duração de quatro anos. "O aluno faz junto o ensino médio e o ensino técnico, por isso que se dá o nome de Curso Integrado Profissionalizante porque é uma junção que, além de preparar o estudante para uma futura universidade, automaticamente lhe proporciona uma profissão, nesse caso, profissionais da informática", ressalta Meireles.

Ao todo foram aproximadamente 60 novos profissionais técnicos em informática que estão prontos para serem absorvidos e inseridos no mercado de trabalho.

A gerente do Núcleo de Educação Profissional (NEP), Maria Ivone, nesse ato representando a Secretaria de Estado da Educação (Seed), explica que o Amapá dispõe de outras escolas e centros profissionalizantes que proporcionam cursos técnicos em várias modalidades profissionais.

"Além do Barroso Tostes, nós temos em Macapá as escolas Carmelita do Carmo com o curso Gestão Comercial; CCA com Administração; e Ester Virgolino com os cursos técnicos em Informática e Redes; No Oiapoque, E.E. Joaquim Nabuco, oportunizando os cursos técnicos em Turismo e Secretariado; e no município de Laranjal do Jari, a E.E. Mineko Yashida, proporcionando o curso técnico em Informática. Porém, a Seed começa este ano a oferecer também outros cursos nos demais municípios, conforme a realidade de cada localidade, pois é um compromisso do governador Camilo Capiberibe com o povo do interior", destacou Ivone.

Para a gestora da Escola Barroso Tostes, professora Silvia Alessandra, o Amapá conta agora com novos profissionais na área da informática. "Sei que muitos foram os dias cansativos e noites sem dormir para estudarem seus trabalhos e provas, mas hoje o mercado amapaense pode contar com profissionais do próprio Estado. Aguardo alguns de vocês para juntos trabalharmos até mesmo na nossa própria escola", diz contente a gestora.

As formandas Maricleide Pantoja e Naira Soares falaram da importância que o curso representa. "Este é somente o primeiro passo para nossa vida profissional de muitos outros que ainda irão acontecer. Nosso propósito segue em frente na busca de um emprego e também do nível superior", disseram emocionadas.

O ex-diretor e professor da turma, Rui Farias, fez uma retrospectiva do início do curso. "Em 2008 a nossa Escola Barroso Tostes, que é uma referência no Estado do Amapá e por que não dizer no mundo, foi agraciada por este curso. E graças ao empenho dos profissionais que compõem o quadro da escola e também dos pais e da comunidade por acreditarem, hoje graças a Deus podemos ver esse sonho sendo realizado na vida de cada formando" destacou Farias.

O aluno orador da turma, Weksiley Souza, citou um poema de Carlos Drumond de Andrade, que fala sobre (ausência). "Ofereço esta dedicatória aos nossos colegas que não puderam de alguma forma estar aqui hoje, mas que durante quatro anos permaneceram conosco convivendo momentos bons e ruins na sala de aula", exclamou comovido o aluno.

O cerimonial foi conduzido pela professora Silvânia Medeiros, que de forma sublime e brilhante ia chamando cada participante.

Os formandos Tiago Alvino e Thansmia Souza declararam homenagens aos professores do ensino médio e fundamental; Flávio Oliveira, representou o ensino médio integrado; Adriane Facundes, proferiu o juramento oficial pela profissão, e Débora Palheta encerrou o evento com a música evangélica "Conquistando o impossível pela fé".

Comentários