ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012

Um interessante artigo foi publicado na edição deste Domingo (15) no Jornal "A Gazeta Amapá", de autoria do jornalista Olimpio Guarany, na qual descreve as intenções dos futuros candidatos para as eleiçõesa municipais de 2012 em Santana, e aqui reproduzo:

Sucessão em Santana – Santana é o segundo maior município do Estado. Até alguns anos atrás parecia não despertar grande interesse. Mas, com sua evolução populacional e sobretudo por ser a cidade melhor localizada quando o assunto é indicadores para o desenvolvimento, as eleições deste ano tendem a ser muito disputada.

É fácil entender porque tanto interesse por Santana. Nos últimos dois anos, seu principal cartão de visita, o Porto Organizado, virou peça importante no mosaico de alternativas de exportação de commodities agrícolas produzidas no centro oeste brasileiro. Hoje, praticamente duas ou três importadoras movimentam o terminal de contêineres que trabalha com mais de 80% de capacidade ociosa. Em breve será necessário ampliar esse espaço que atualmente tem capacidade para 900 contêineres. O trabalho pessoal desenvolvido por Riano Valente, atual presidente da Companhia Docas de Santana, vai garantir um aumento de demanda ainda este ano o que forçará, necessariamente, a ampliação do porto.

A Disputa Eleitoral – Sob o aspecto político, Santana brilha aos olhos dos que a vêem como a cidade do futuro, daí o interesse pela disputa este ano.

De um lado o partido que está no poder, o PT, que enfrenta divisão interna quando o assunto é a escolha do nome do candidato ou candidata do partido. Dois nomes já foram postos, o do secretário Zé Roberto e da suplente de deputada federal Marcivânia Freitas. Até agora não houve consenso e, pelo andar a carruagem, o quadro permanecerá o mesmo até a data prevista no calendário para a realização de prévias. Pra quem conhece o PT de Santana a decisão do nome para a disputa sairá exatamente das prévias.

O Jogo dos Adversários – De outro lado estão as oposições com nomes bastante conhecidos do eleitorado local: Rosemiro Rocha (PTB), o segundo mais votado em 2008, o deputado Charles Marques (PSDC) e a deputada Roseli Matos (DEM). A idéia inicial é de que esses grupos deveriam se unir numa grande frente para enfrentar o adversário que terá o apoio da máquina municipal. Os três, entretanto, trabalham nos bastidores cada um para viabilizar seu nome. Rosemiro tem o controle do PTB, Charles Marque controla o PSDB, mas a deputada Roseli Matos precisa do aval do presidente estadual do partido Davi Alcolumbre. E é aí que a porca torce o rabo. Davi tem conversado com o PTB e numa dessas conversas já foi colocado que se o PTB apoiar o DEM em Macapá, a recíproca terá que ser verdadeira em Santana.

Ainda estamos no início do ano eleitoral e muita bola vai rolar nesse gramado. Até lá vamos ver quem terá tutano e melhor capacidade de articulação para viabilizar sua candidatura que, do lado das oposições, certamente terá boas chances se souber explorar o desgaste do atual prefeito.

Comentários