CONHEÇA A PRIMEIRA MULHER-MAQUINISTA DA ESTRADA DE FERRO DO AMAPÁ

Fazer mineração de uma forma diferente e inovadora. Essa é uma das grandes propostas da Anglo American, que diariamente busca o desenvolvimento das pessoas. Roziclei Bezerra da Silva, de 36 anos, mãe de dois filhos está entre os trabalhadores que se qualificaram e cresceram dentro da empresa.

A jovem ingressou na profissão de caminhoneira, porém o trabalho exigia a ausência por muito tempo, o que dificultou o convívio com a família, então veio para o estado e encontrou novos rumos.

A paraense que reside há 14 anos no município de Santana trabalha há um ano e sete meses na Anglo American – Sistema Amapá, iniciou como operadora ferroviária e atualmente é a primeira e única mulher a compor a equipe de maquinistas da Estrada de Ferro Amapá (EFA), o que reforça o compromisso que a Anglo American tem em desenvolver pessoas, quebrando paradigmas e oportunizando espaços que antes eram ocupados apenas por homens.

Desde os 21 anos Roziclei dirige veículos pesados. Sua mãe, viúva e com 10 filhos, teve que sustentar a família gerenciando uma serraria. “Vim para o Amapá em busca de oportunidades, o que encontrei na Anglo American, pois sou a primeira mulher a atuar como maquinista ferroviária, o que sem dúvida é uma oportunidade nova, pois acredito, que ao ocupar uma vaga, que somente homens ocupavam , abrem as portas para que outras mulheres busquem por esse espaço, ou seja, mulheres na mineração. Incentivo as mulheres a acreditarem que não há nada impossível e que com coragem e determinação podemos alcançar e realizar nossos objetivos”, afirma Roziclei.

Hoje a Anglo American já possui 12 pratas da casa, ou seja, são 12 maquinistas formados internamente e que já atuam na EFA, para este ano de 2012 outros seis deverão se formar.


Da Assessoria de Comunicação / Anglo

Comentários