CENTRAL DE OPERAÇÕES SERÁ CRIADA PARA ATUAR NO CARNAVAL SANTANENSE DE 2012

Na tarde da última sexta-feira (13/01), a organização do Carnaval 2012 do município de Santana reuniu com instituições para discutir atribuições e ações que serão desencadeadas no período carnavalesco. A proposta é criar uma Central de Operações, que funcionará como base para atuação de todos os órgãos que atuarão durante o evento.

Participaram das discussões, representantes da Policia Militar, Batalhão Ambiental, Conselho Tutelar, Vara da Infância e da Juventude, Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, além da Coordenação de Cultura do Município. Foram assuntos debatidos, a organização do trânsito durante a passagem dos blocos, controle de comercialização de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes, limite de permanência de menores durante o evento, educação ambiental, atuação de ambulantes entre outros.

De acordo com o coordenador do carnaval em Santana, Jorge Gouveia, o encontro serviu para definir estratégias de ação de cada instituição no período de 17 a 25 de fevereiro, quando ocorre a programação no município. “É fundamental que cada órgão apresente seu plano de ação,limitações, sugestões e advertências quanto ao evento, para que toda a programação ocorra com segurança e com organização. Todo trabalho que será desenvolvido por cada um será discutido em conjunto com a coordenação do evento no decorrer dos encontros anteriores a programação” disse o coordenador.

A ideia é montar um Centro Operacional, localizado em um ponto estratégico do corredor da folia na avenida Santana, que servirá como base para o comando de todas as ações, com a possibilidade de instalação de câmeras para monitorar a movimentação em toda a área, e garantir mais segurança aos brincantes. A proposta foi aprovada pelos representantes das instituições.

Além da segurança, outro ponto foi bastante discutido entre os participantes da reunião, a participação de crianças e adolescentes no corredor da folia. A Vara da Infância e da Juventude já está divulgando as normas de permanência de menores durante o evento, entre elas, o estabelecimento de horário para encerramento de bailes infantis e a proibição da permanência de crianças e adolescentes desacompanhados dos pais após as 22h.

Ao final,a reunião encerrou com o comprometimento de cada instituição,para que apresentem suas estratégias de atuação no próximo encontro previsto para o dia 20, na Central do Carnaval, as 16h.

Comentários