AVANÇO NA EDUCAÇÃO: GOVERNO LANÇA O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, lançou nesta sexta-feira, 27, no Palácio do Setentrião, o Sistema de Gestão Escolar, que consiste na informatização das escolas estaduais. O software faz parte da política do governo em modernizar a educação no Estado. A ferramenta possibilita o gerenciamento e desburocratização escolar, além da integração da caderneta eletrônica com o programa, o que facilita o trabalho do professor e o desenvolvimento das atividades nas instituições de ensino.

A ação é administrada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e gerenciado pelo Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (Prodap).

“Na Seed era feito de forma manuscrita. Ele nos permite acesso online às informações das escolas. Anteriormente, era preciso chamar o diretor ou irmos até a instituição de ensino para obter dados. Parabenizo o governador pela determinação em vencer obstáculos. Sem o seu apoio, não teríamos conquistado esse avanço, que é fruto dessa vontade em melhorar a educação no Amapá”, pontuou o secretário de Educação, José Maria Lobato.

Segundo o diretor do Prodap, Alípio Júnior, o sistema atende necessidades das instituições públicas educacionais do Estado. Por meio dele, é possível efetuar o gerenciamento escolar. Ele disse ainda que, neste primeiro semestre, 40 escolas estaduais, em Macapá e Santana, receberão o sistema. No segundo semestre, mais 160 instituições de ensino nos dois municípios terão o serviço.

“O Estado possui 417 escolas, somente 92 têm acesso à internet. Levaremos conectividade para as instituições de ensino para fazer esse sistema funcionar. Já temos uma base de dados com 240 mil alunos e professores para fazermos a gestão e controle do sistema, o qual facilitará o trabalho da Seed”, assinalou Alípio Júnior.

Para o governador, o sistema possibilita ambiente propício a novas tecnologias e inovações que contribuirão para a melhoria do sistema educacional no Amapá. Camilo Capiberibe enfatizou que a educação passa por uma reestruturação e que esse setor avançará muito em 2012.

“Este programa é fundamental para o avanço da nossa educação, pois integrará todas as informações da nossa Rede Estadual de Ensino. Será uma ferramenta que nos dará todos os indicadores. Isso é muito importante para o planejamento e formulação de políticas específicas para resolver os problemas do Amapá na área da educação. Portanto, esse é o momento que passamos a ter condições gerir de maneira eficiente e melhorar os resultados educacionais no Estado”, avaliou o governador.

Criação

O software do Sistema de Gestão Escolar foi desenvolvido pela empresa amapaense Proesc Soluções em TI, que está incubada no Centro de Incubação de Empresas do Amapá (CIE), do Instituto de Estudos e Pesquisas do Amapá (Iepa).

Comentários