AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE COBRAM EFETIVAÇÃO NO QUADRO DE SERVIDORES

Na manhã de ontem (19/01), o Sindicato de Servidores Municipais (SSMS) promoveu uma parada de advertência em frente à Prefeitura de Santana. A mobilização buscou cobrar do poder municipal, a efetivação de mais de 100 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no quadro de servidores municipais da saúde. Os manifestantes reivindicavam ainda por melhores condições de trabalho. 

Segundo o presidente do Sindicato de Servidores Municipais, José Conceição, um documento já foi encaminho a prefeitura do município solicitando a inserção desses funcionários ao quadro de servidores efetivos da prefeitura, mas até agora nenhuma resposta foi apresentada. “O prefeito chegou a baixar um decreto, reconhecendo cada agente comunitário de saúde como servidor, mas até eles ainda não foram efetivados, pois na carteira de trabalho ainda consta a assinatura como celetista” explicou o representante da categoria.

Outra reivindicação é quanto as condições de trabalho atualmente vivenciadas pelos agentes comunitários de saúde. Segundo José Conceição, para se ter ideia, os guardas de endemias, a alguns anos estão sendo obrigados a adquirir o uniforme de trabalho com o dinheiro do próprio salário. “ O correto é trabalhar identificado, mas muitos dos servidores não tem condições de comprar seu próprio uniforme, isso é um absurdo, porque sabemos que a Secretaria municipal de Saúde tem recursos para custear o material de trabalho desses servidores” declarou o presidente do Sindicato. 

Marilene Rodrigues é agente comunitária de saúde há 13 anos, segundo ela, não há material para trabalhar, a deficiência vai de uma simples folha de papel ao uniforme. “Para atender a comunidade, precisamos contar a confiança das pessoas, principalmente aqueles moradores, cujo bairro não somos costumados a atender, mas identificação é fundamental, para que as pessoas permitam que visitemos as suas casas. Mas infelizmente não temos condições suficientes de trabalho, para prestar atendimento com tanta qualidade” lamentou a agente. 

O também agente comunitário de saúde Adelson Baia, critica a posição da prefeitura com relação aos servidores. “Temos nossas carteiras assinadas, como celetistas, e queremos que o prefeito se sensibilize com a nossa situação, precisamos ter garantias, tem funcionário aqui que já tem mais de 15 anos de trabalho, como essas pessoas terão certeza que receberam o justo pelos serviços prestados durantes todos esses anos para o município” disse.

Comentários